A Cultura e o 25 de abril
Tereixa Constenla, Ricardo Viel e o professor e crítico literário Antonio Sáez Delgado participam numa conversa sobre o impacto em Espanha da Revolução de 25 de Abril, além das importantes consequências em todas as áreas da vida portuguesa.
Tereixa Constelna Fontenla, é uma premiada jornalista galega, correspondente en Lisboa e distinguida com prémios como Prêmio Meridiana do Instituto Andaluz de la Mujer (IAM), Prêmio José de Juan de jornalismo 2013, Prêmio Unicaja de Artículos Periodísticos pelo artigo “Leer era cosa de hombres” (El País, 10 de março de 2013).
Ricardo Nunes Viel (São Paulo, 1980), jornalista, é mestre pela Universidade de Salamanca. Colabora com diversas publicações, entre elas as revistas Piauí e os jornais Valor Económico e Globo. Trabalha desde 2013 na Fundação José Saramago, onde exerce o cargo de diretor de comunicação.
Antonio Sáez Delgado é professor associado com agregação na Universidade de Évora e investigador integrado no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É especialista nas relações literárias entre Portugal e Espanha no início do século XX, assunto ao qual dedicou vários livros (os mais recentes dos quais Pessoa y España, 2015; Almada Negreiros en Madrid, 2017, com Filipa Soares; De espaldas abiertas. Relaciones literárias y culturales ibéricas (1870-1930), 2018, com Santiago Pérez Isasi; e Literaturas entrelazadas. Portugal y España, del modernismo y la vanguardia al tiempo de las dictaduras).
Constenla, Viel e Delgado falarão sobre a importância da Revolução portuguesa na cultura espanhola no final do regime franquista.