24º Curtas Vila do Conde
24º Festival internacional do cinema de curtas metragens.
O historial do Curtas Vila do Conde, durante estes vinte e quatro anos, está repleto de grandes filmes. É por isso que muitos dos cinéfilos da região se sentem ciné-filhos do festival: foi nas sessões de cinema, em julho de todos os anos, que aprenderam a gostar de cinema e aprenderam a gostar dos filmes que nos surpreendem. Em 2016, o Curtas oferece uma pequena homenagem ao cinema e à sua história, com um conjunto de sessões espalhadas por vários programas. Para além disso, e confirmando uma aposta dos últimos anos, haverá filmes-concerto para todos os gostos, em mais uma edição Stereo.
Curtas Vila do Conde continua a apresentar as suas muito concorridas sessões de competição: internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, Take One! e Curtinhas. O melhor do cinema contemporâneo está aqui, em filmes que desafiam convenções, géneros e temáticas para nos dar uma panorâmica dos nossos dias. E o festival também oferece espaços onde as crianças e os jovens possam crescer a gostar de cinema: sessões, oficinas e o já clássico Espaço Brincar ao Cinema, onde as crianças são orientadas por formadores, enquanto os pais vão às nossas salas.
Assim, em 2016 o Curtas olha para a história e para o presente da sétima arte, sabendo que o cinema nos surpreende e nos permite exaltar a vida. A programação que se imaginou é, por isso, diversificada, com propostas diferentes para vários públicos, sempre com o melhor do cinema contemporâneo.
Curtas espanholas no festival
- El corredor, de Jose Luis Montesinos, 2014, Fic, 12’.
- Semelhante, de Daniel Martinez Lara e Rafa Cano Mendez, 2015, Ani., 8’.
- El duende, de Maria Ines Lopes, 2015, Fic., 8’.
- Fiesta de Pijamas, de David Pantaleon, 2015, Fic./Exp., 8’.
- Shapes of rage, de Adrián Martin e Cristina Álvarez López, 2015, Doc., 7’.
- Vivir para vivir, de Laida Lertxundi, EUA/Espanha, 2015, Exp., 10’.
- Decorado, de Alberto Vázquez, 2016, Ani., 11’.
- Notes from sometime, later, maybe, de Roger Gómez e Dani Resines, 2015, Doc., 11’.