Carmen Cólogan: Cuerpos de Islas. De Sur a Sur
Dentro do ámbito da Mostra Espanha 2019, Carmen Cologan apresenta o seu último trabalho baseado na ideia de “ilha” e as diferentes representações artísticas do conceito.
As ilhas representam para o navegante, a salvação; como o serão para os náufragos; utopías para o disidente; escondites para piratas; para os cientistas maravilhas a investigar; para as sementes da terra onde germinar e povoar com florestas e plantas extraordinarias.
As ilhas, segregadas das masas continentais ou emergidas dos fundos marinhos, são espaços de novidade numa vida iniciada já desde tempo longo. As ilhas propiciam florestas incríveis de insólitas árvores que acolherão lindas flores e animais estranhos e criarão novos mundos. Jovens, isoladas pelos mares, com condições únicas oferecerão um mundo natural incrível e levam-nos a imaginar novos mundos sociais.
As ilhas são, particularmente, entidades mitológicas, ainda que a a sua dimensão mitológica convertir-a-se em literatura ou em arte e em laboratorios de ciência, porque permitem que o olha acompanhe desde a origem sua evolução. E, sobre tudo, porque são terra nova para germinar nova vida, onde imaginar um novo inicio.
Inauguração no dia 26 de setembro às 19h no Instituto Cervantes.