5 x 5 después del 19
O filme espanhol “5 x 5 después del 19” será apresentado na 12ª edição do festival “InShadow”, documentário sobre o trabalho de criação de 5 companhias de dança durante a pandemia.
Numa atmosfera interdisciplinar, InShadow – Lisbon ScreenDance Festival apresenta uma diversidade de géneros e linguagens, que se manifesta em filmes, performances, instalações, exposições e conversas em vários espaços da cidade.
5 x 5 después del 19 é uma impressão digital, que conta com a participação de cinco companhias de dança, da Espanha, México, França, Bélgica e Marrocos. Um documentário que recolhe os testemunhos dos artistas que integram estas companhias, o processo de criação e o trabalho final, que estavam a desenvolver antes, durante e depois do COVID-19.
Um testemunho criativo, de grande valor, pelas circunstâncias excecionais vividas e que talvez mostre realidades muito divergentes ou, pelo contrário, semelhanças no processo criativo de um espetáculo. Terá a visão de quatro companhias de diferentes países, em realidades muito divergentes, que vão mostrar uma experiência pessoal e criativa, provocada pelo impacto do COVID-19.
O projeto é dirigido por Alicia Soto, diretora da companhia Alicia Soto-Hojarasca, Espanha e Abdellah Chakiri, diretor e ator de teatro, Marrocos. A apresentação contará com a participação de Julio Martín da Fonseca e Alicia Soto, que enfrentaram a direção da mostra e objeto de estudo El Jardín de las Hespérides.